Offline
Vila Velha inaugura operação remota inédita em portos da América Latina
Por Administrador
Publicado em 03/11/2025 13:56
Novidades

O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) deu mais um passo rumo à modernização ao implantar, de forma inédita na América Latina, o sistema de operação remota de portêineres – guindastes utilizados na movimentação de contêineres.

A inovação, desenvolvida pela Log-In Logística Integrada, representa um investimento de R$ 42 milhões e faz parte do plano de modernização do terminal, que prevê R$ 500 milhões até 2048. O novo sistema permite comandar à distância os três portêineres do terminal, aumentando em até 25% a produtividade operacional.

Com o uso de câmeras de alta definição e tecnologia 3D, operadores treinados realizam as manobras a partir de uma estação segura dentro do terminal. Essa automação garante mais precisão, segurança e agilidade nas operações, além de reduzir a exposição dos trabalhadores em áreas de risco.

"Esse é um avanço que orgulha Vila Velha e o Espírito Santo. Estamos assistindo a um salto tecnológico que consolida nossa cidade como referência em eficiência e inovação portuária no Brasil e na América Latina", afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.

"A automação dos portos é um marco da nova economia capixaba. O TVV reforça a vocação de Vila Velha como polo logístico e de comércio exterior, ampliando nossa competitividade e atraindo novos investimentos", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

Com as novas tecnologias e a ampliação da área operacional, o TVV se consolida como um dos terminais de contêiner mais modernos do Sudeste brasileiro, alinhado às práticas de sustentabilidade e eficiência ambiental que norteiam o futuro da logística portuária.

Produtividade

Em 2024, o terminal já havia registrado 39% de aumento na produtividade operacional, redução de 18% no tempo de permanência das embarcações e crescimento de 15% na movimentação de contêineres por escala. A modernização incluiu guindastes com sistemas inteligentes, pesagem automatizada, e o SIMOCRANE TPS, que melhora o fluxo de caminhões e reduz a necessidade de intervenção manual no pátio.

Comentários